segunda-feira, 30 de maio de 2011

DESCOBRINDO SUBIACO

Novas amizades, novas descobertas.  Uma das meninas do grupo que conheci, a Adriana, é casada com um australiano e já conhece bem  Perth.  Como nós duas moramos no mesmo bairro, ela me pegou aqui e casa no Sábado para irmos juntas ao Mercado de Subiaco.  Já tinham me dito que valia à pena, pois frutas, verduras e legumes saem pela metade do preço de em um supermercado normal, tipo Coles, IGA ou Woolworth.
Subiaco é um dos bairros mais charmosos da cidade. Tem um jeitinho  europeu, com muitas ruelas que terminam em bucólicas pracinhas com fontes e jardins. As casas são lindas, não muito grandes, com portas vermelhas. Parece que vc está em Londres. E... assim como Londres, também é um dos bairros mais caros da cidade, até pela proximidade do Centro de Perth. (Vou ficar devendo fotos do bairro, mas prometo pra próxima...)
Chegamos ao mercado.  Esperamos pacientemente por uma vaga no estacionamento. Ali, como disse a Adriana já bem ao estilo australiano de ser, não adianta estressar.
O mercado de Subiaco, em menores proporções, é claro, nos faz lembrar a Cobal de Botafogo. Muitas frutas, verduras, legumes, farinhas, grãos e artesanato à disposição dos clientes. Preços muito mais acessíveis. Muuuuito cheio, mal dá pra andar. O mercado só funciona as 6as, Sábados, Domingos e Feriados, mas Adriana disse que o dia mais concorrido é o Domingo, no finalzinho da feira, hora da xepa, quando os preços despencam e todo mundo quer aproveitar. Aí bomba!
Fizemos as nossas compras em menos de meia hora e estávamos livres pra passear. Atravessamos a Estação de trem, ao lado do mercado, e subimos pela Rockeby, uma avenida de Subiaco onde existem bares, cafés, restaurantes e lojas  chiquezinhas que convivem em perfeita  harmonia . Adriana  me mostrou uma verdadeira preciosidade em Perth, A Chocolateria San Churros. Isa, Pablo e Felipe AMAM churros.  Fiquei animada de levá-los lá no dia seguinte .
A experiência do mercado valeu à pena. Dicas de quem é local são sempre muito bem vindas.
Domingo, apesar da preguiça, me obriguei a sair pra caminhar e “arrastei”  o Pablito comigo. Quem acabou se arrastando fui eu, herança da gripe que  nos pegou de jeito semana passada. Isa coitada, tá muito mal, toda entupida e com o corpo doendo. Dormiu o Sábado inteiro! Vitamina C na veia, pra todos aqui!
Depois do almoço, feito pelo Pablo e que me custou AU$10 (algumas vezes ele cobra, acreditem!), mais pro finalzinho da tarde,  rumamos pra Subiaco para provarmos os anunciados e desejados churros do SAN CHURROS.
Entramos na Chocolateria e me dirigi ao caixa pra fazer os pedidos. Caramba, o que parecia simples se transformou num esforço sobre humano pra me fazer entender, que incluiu desde mímicas até apontar coisas, além vários “say it again”. Fazia tempo que não passava por isso.
Meu Deus, pra cada pedido, a moça do caixa me fazia duas perguntas impossíveis de entender. Falava tudo pra dentro. Socoooooorro!  Olha só como era complicado...  O pedido final foi:  1 churros for two/ two dips, one caramel and other chocolate/ To to dine in/ And  1 churros for one to take way with chocolate dip/ 2 spanish chocolates, regular size.  
A gente não imagina  que pra comer simples churros e tomar chocolate quente, pode requerer tantas especificações!
Quando  finalmente conseguir me entender com a caixa,  nos sentamos no aconchegante salão e tive que ouvir as críticas do Pablo sobre o meu inglês. Ele agora tá SISSI só porque tá falando direitinho e entende a galera melhor do que eu.  Mas na hora de fazer os pedidos, sou sempre EU na linha de frente...
Mas valeu o esforço, tudo estava uma delícia. Os churros são diferentes dos nossos, que são bem maiores e recheados. Os daqui são fininhos, vários e com o tal DIP (molho/recheio)  que vem à parte pra vc mergulhar os churros antes comer. E o chocolate é igual a um que eu costumava tomar em Teresópolis (ai que saudades!), bem espesso e muito  gostoso, além de bem quentinho, próprio para a tarde fria e chuvosa.
Pablo e Isa me disseram que o San Churros é uma franquia e que também pode ser encontrada em Hillary`s e em Fremantle.  Bom saber! Vai ter repeteco com certeza e da próxima vez vou escrever  o pedido no papel (rsrsrs).




Um comentário:

  1. Tem San Churro em Leederville tambem :)
    Po Pablito, nao vale zoar não!!!
    Moniquita, da próxima vez, vai pra fila sozinha, assim a presão é menor.

    Hummm adoro churros...

    Beijos

    ResponderExcluir