segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Descobrindo EAST PERTH

Na 6ª. Feira passada, depois do já divulgado ” almoço das Lulus”, o maridão me convidou pra dar uma caminhada ao longo da Riverside Drive, que é bem pertinho do Centro. Peguei o Ramírez às 17 horas (aqui todo mundo sai do trabalho até 16 horas na 6ª. Feira) e trocamos de roupa no estacionamento da Bell Tower.

A caminhada foi uma grata surpresa. Passamos por lugares que eu ainda não conhecia e que à pé, ganham uma outra dimensão, diferente de quando você passeia de carro.

Avistamos `nossa esquerda o Cassino e a Parkland. Passamos por uma praça onde se alugam bicicletas, com inúmeras facilities para a terceira idade e com frases bacanas escritas perto dos bancos. Me chamou a atenção a preocupação para que todos lessem o que estava escrito ali, até os deficientes visuais. As frases podiam ser lidas em braile!!!

Os pássaros pareciam em festa. Vimos uma revoada de cacatuas,  ouvimos uma algazarra de papagaios coloridíssimos nas árvores e vimos um monte de marrecos se refrescando no rio Swan.

Passamos por baixo de uma ponte, deixamos pra trás o Trinity College, uma escola só para rapazes,  e ouvimos um locutor narrando uma corrida de charretes no Gloucester Park Trotting Ground. Ainda vou assistir a uma corrida dessas. Achei um barato!

A caminhada estava divertida e eu nem vi o tempo passar. E eu nem sabia que o melhor ainda estava por vir...

De repente começamos a avistar casas belíssimas num pequeno e resguardado bairro. Tudo era tão lindo e organizado! Perguntamos a um morador que lugar era aquele... ao que ele respondeu “vocês estão em EAST PERTH”.

Mas Ramírez, que já havia pedalado por ali em uma de suas bike adventures, estava procurando um outro cantinho, mais mágico ainda. O mesmo morador nos indicou o caminho e em mais alguns já cansados passos, chegamos em CLAISEBROOKE COVE.

Mal acreditei no que vi!

Claisebrooke Cove é uma mini cidade onde o Swan river serpenteou,  criando uma pequena enseada cercada de lindas residências, charmosos pubs , restaurantes e cafés. Essa área fez parte de um projeto de reurbanização do que antes era uma cidade industrial. Inacreditável o resultado que conseguiram! E alguns “pertianos” ainda criticaram dizendo que o espaço só seria frequentado pela elite de Perth.

Bem, de fato, trata-se de uma área residencial muito cara. As casas chegam a ser vendidas por mais de 2 milhões de dólares australianos. Vc tem que pagar aquela beleza toda, certo?

Mas Claisebrook é atualmente frequentada por todos e BOMBA nos finais de semana!

A verdade é que esse espaço, originalmente habitado pelos Aboriginal Noongars  é um super playground e pode ser aproveitado por todos.

Existe uma enorme área verde às margens do rio, com mesas para picnics sob frondosas figueiras, um convite para famílias e especialmente para as crianças.

É ótimo também para a prática de canoagem, Jet skis, ciclismo, pesca e kayaking.

Além disso, vc também pode caminhar pelo greenway path, que abriga uma série de peças de arte que ajudam a contar a história do lugar.

Claro que fiquei de olho nos restaurantes e não parava de pensar em como devia ser gostoso nos sentar naquele pedacinho do céu, à noite ou durante o dia, degustando um bom vinho ou saboreando um café.

Alguns restaurantes estavam lotados, como o Partisan, que oferece várias opções no cardápio e fica bem na beirinha da enseada. Tentei reservar para o Domingo, mas já estava fully booked.

Eu só pensava em dividir com nossos amigos aquela descoberta...  Acabei encontrando vaga num restaurante coreano chamado Shilla – reservei para o nosso pequeno grupinho de 20 pessoas (porque dessa vez faltou gente – rsrsrsrs). E aproveitamos para nos despedir do casal 20 mais querido do pedaço... Sr. Emir e D. Nilza, de partida para o Brasil essa semana.

Foi a melhor caminhada dos últimos tempos, com grandes descobertas e um exercício de matar...matar de surpresa e de alegria em saber que ainda há muito a ser desvendado nessa cidade onde amo morar!